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Domingo, 24 Novembro, 2024

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site

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Hoje nós vamos falar sobre 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site.

O domínio é o seu endereço de internet. É o que as pessoas digitam no navegador para acessar suas páginas. 

Este endereço é composto por vários elementos.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site

Para o Google, esses elementos carregam várias informações importantes para classificar as páginas nos resultados de pesquisa. 

Histórico do domínio

Se um domínio já foi penalizado pelo Google por praticar chapéu preto, isso tende a pesar negativamente no ranking, mesmo que tenha mudado de proprietário.

Categoria da página

A categoria em que a página é inserida deve ser significativa para o Google. 

Por exemplo, uma página sobre jogos e está na categoria roupas. Se a categorização não faz sentido, também confunde o usuário, perdendo pontos de classificação.

Correspondência exata do domínio

Se o domínio corresponder exatamente à palavra-chave que você deseja classificar, você pode ter uma ligeira vantagem sobre o Google. 

Mas, desde 2012, o mecanismo de busca tem prestado pouca atenção à correspondência exata de domínio para evitar spam.

Palavra-chave no início do domínio

Um dos 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site é justamente a palavra-chave.

Se o domínio incluir a palavra-chave entre outros termos, ele terá uma correspondência parcial. 

Nesse caso, o Google dá ainda menos importância a isso no ranking.

No entanto, se você deseja usar essa estratégia, opte por colocar a palavra-chave no início do domínio.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site: Idade do domínio

A idade do domínio pode estar relacionada à classificação porque os sites mais antigos tinham mais tempo para produzir conteúdo, obter links e receber visitantes.

Matt Cutts explica neste vídeo que os sites não precisam se preocupar com esse fator, mas sim com sua relevância ao longo dos anos.

Palavra-chave no subdomínio

O Google pode verificar os termos do subdomínio para saber do que se trata o site, mas a relevância desse fator para a classificação é pequena.

Privacidade de WhoIs

WhoIs é um protocolo usado para consultar os dados de um proprietário de domínio. 

Quando esses dados estão protegidos, o Google pode interpretá-los como um mau sinal, mas apenas quando combinados com outras evidências de chapéu preto.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site: História de WhoIs

Se o proprietário de um domínio já foi penalizado, o Google pode fazer o downgrade de todos os sites de seu domínio. 

O mecanismo de pesquisa provavelmente terá um registro de spammers na Internet e não dará a eles nenhuma chance.

Essas otimizações podem ser feitas no código e no conteúdo da página e estão totalmente sob seu controle, ao contrário do SEO fora da página. 

O domínio é o seu endereço de internet. É o que as pessoas digitam no navegador para acessar suas páginas. Este endereço é composto por vários elementos: O que é um domínio

Para o Google, esses elementos carregam várias informações importantes para classificar as páginas nos resultados de pesquisa. 

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site: CcTLD

O Google esclarece que usa o ccTLD como dados de geolocalização. Para . Reino Unido, por exemplo, o mecanismo de pesquisa entende que o site é relevante para os usuários do Reino Unido. 

Portanto, é um fator importante para quem deseja internacionalizar seu site.

Velocidade de carregamento

Em 2010, o mecanismo de busca anunciou a inclusão desse critério no algoritmo de busca em desktop e, em 2018, ele foi adicionado às buscas mobile. 

Hoje, a velocidade de carregamento é um fator importante no ranking do Google.

As AMPs são as páginas otimizadas em si para carregar mais rápido em celulares principalmente. 

Embora não seja um fator de classificação direto, essas páginas geralmente aparecem primeiro na pesquisa para celular e ainda recebem um selo que as diferencia das demais.

Otimizado para dispositivos móveis

Mobilegeddon foi o apelido dado a uma atualização de algoritmo de 2015 que começou a ver a compatibilidade do dispositivo móvel como um dos principais fatores de classificação do Google. 

Desde então, a maioria dos sites adotou um design responsivo.

Mobile First Index

Um dos 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site é justamente mobile first index. 

Em 2016, o Google anunciou outra atualização, o Mobile-First Index, que primeiro considerou a versão móvel das páginas para indexação.

Portanto, é um fator adicional de classificação que incentiva os sites a melhorar a usabilidade móvel. Caso contrário, correm o risco de perder posições no ranking.

Conteúdo oculto por CSS e JavaScript

Eu não sei se você sabe, mas caso você precise clicar em qualquer botão para revelar o conteúdo do seu site em si, ou seja fazer uma ação, ele não pode ser indexado ou classificado. 

Se esse conteúdo é fundamental para o site em si e você não pode tirar, o Google recomenda que seja diretamente visível ao usuário em si, caso contrário é um problema, sem qualquer impedimento.

A tag canônica é um recurso utilizado pelos sites para avisar ao Google, quando há mais de uma página com o mesmo conteúdo, qual é a principal. 

Isso evita que o mecanismo de pesquisa penalize seu site por conteúdo duplicado.

Palavra-chave na tag H1

As tags de cabeçalho são usadas para mostrar a hierarquia do conteúdo ao Google. 

Dentre eles, H1 é o mais importante e representa o título do conteúdo que aparece na página. Portanto, a palavra-chave deve estar lá para demonstrar sua importância.

Palavra-chave em tags H2 e H3

As marcas H2 e H3 seguem a hierarquia de marcas de título. 

Embora não sejam tão relevantes para o ranking SERP, também é importante aqui usar palavras-chave (ou sinônimos e termos relacionados) para reforçar sua relevância na página.

A posição das palavras-chave na página também destaca sua importância. Se aparecem no conteúdo principal, o Google entende que são mais relevantes.

Se a palavra-chave aparecer no início do texto do conteúdo principal (primeiras 100 palavras), o Google entende que é ainda mais importante para a página.

Palavra-chave no URL

O URL é outro elemento da página que o Google analisa. 

Se a palavra-chave aparecer lá, significa que é altamente relevante para a página. 

Neste vídeo, John Mueller esclarece que este é um “pequeno fator de classificação”, mas ainda assim um fator de classificação.

Posição da página na arquitetura do site

Uma página no seu site próxima à home page do site tende a marcar mais pontos com o Google com toda a certeza. Pelo fato daqueles que permeiam o pano de fundo da arquitetura do site.

Idade da página

A idade da página em si é um fator relevante para pesquisas que não estão desatualizadas 

E não têm o requerimento de atualização constante, como pesquisas sobre a constituição brasileira por exemplo ou a teoria da relatividade.

Embora o Google valorize novos conteúdos (ver ponto 45), este tipo de pesquisa pode favorecer páginas mais antigas, com mais autoridade construída ao longo do tempo.

De acordo com o documento das Diretrizes e fatores do avaliador de qualidade dentro do próprio Google.

As páginas em que muitos e muitos anúncios interferem ou dificultam a visibilidade do conteúdo principal prejudicam a experiência do usuário, imagina aquele monte pop-up dentro do seu site.

Embora este documento seja destinado a revisores humanos, ele mostra como o algoritmo avalia as páginas também.

Uso de dados estruturados (rich snippets)

As páginas que usam dados estruturados no código tendem a ganhar prioridade na classificação, porque viram rich snippets na SERP e melhoraram a experiência de pesquisa.

Não se sabe se isso é porque são fatores de classificação (o Google não confirma) ou simplesmente porque atraem mais cliques e tráfego.

Agora, continuamos com os fatores de classificação do Google relacionados ao conteúdo da página, que também faz parte do SEO na página.

Links quebrados

Links quebrados vão levar aqueles visitantes a páginas de erro 404 e isso é péssimo, porque dá um ar de desapego com o site. 

Quando há muitos links quebrados no site, a experiência do usuário fica frustrada e, portanto, o Google pode rebaixar suas páginas.

Accelerated Mobile Pages (AMP)

As AMPs em si são páginas bem mais otimizadas para carregar ainda mais rápido em dispositivos móveis.

Embora não seja um fator de classificação direto, essas páginas geralmente aparecem primeiro na pesquisa para celular e ainda recebem um selo que as diferencia das demais.

Erros de HTML

Um dos 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site é justamente não cometer erros em html. 

Os erros de HTML também causam frustração para o usuário, pois os recursos do site não carregam ou não funcionam corretamente e ainda dificultam o rastreamento do rastreador. 

Portanto, quando o site tem muitos problemas de agendamento, o Google pode rebaixá-lo no ranking.

Palavra-chave na tag de título

A presença da palavra-chave no título da tag é um dos principais fatores da página. A tag de título é uma tag no código que identifica o título da página para os mecanismos de pesquisa.

Além de informar ao algoritmo qual é o tema principal da página, também tem a função de atrair o interesse e o clique do usuário. 

Se a palavra-chave estiver no início da tag de título, melhor ainda! Para o Google, esta posição destaca a importância do termo para aquela página.

Palavra-chave na meta descrição

A meta descrição não é um fator de classificação direto, mas funciona para atrair o clique do usuário na página de resultados da pesquisa. 

Portanto, a presença da palavra-chave na descrição é importante, principalmente por estar em negrito pelo Google na SERP.

Palavra-chave em imagens

Porém, se o Google não consegue ler as imagens, somente texto delas, como você entende o que elas contêm? 

É necessário otimizar as imagens para o buscador utilizando texto – e a inserção da palavra-chave – no nome do arquivo (tag src), no texto alternativo (tag alt) e em seu ambiente.

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