19.7 C
São Paulo
Quinta-feira, 19 Setembro, 2024

Diploma de Ensino Superior: quais são os tipos?

Deve Ler

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo! Escolha o melhor tipo para a sua Graduação!

Embora muito se fale hoje em dia da importância do saber fazer, ter um diploma de ensino superior ainda é um diferencial competitivo para quem deseja se destacar com um bom currículo. E mais, dependendo da carreira que você deseja seguir, um tipo de diploma pode ter muito mais peso que o outro.

Mas você sabe realmente qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? Veja quando deve optar por cada um deles e quais os benefícios para a sua carreira.

Vantagens de ter um Diploma de Ensino Superior

Um diploma de ensino superior é um documento de conclusão de curso em uma instituição de ensino como faculdade, universidade ou instituições federais, por exemplo. Por isso, para poder ingressar em um curso superior, você precisa ter concluído o ensino médio.

Assim, a forma de ingresso nesses casos é participar do processo de seleção dessas instituições, seja através de vestibulares, pela nota do Enem, através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Mas é importante destacar que para que o seu diploma tenha validade, tanto a instituição quanto o curso escolhido precisam ser reconhecidos pelo MEC.

De posse de um diploma superior, você pode não só destacar seu currículo em vagas de emprego, como prestar concurso público ou ainda realizar especializações para se aprimorar ainda mais na área que deseja seguir.

Há três tipos de diploma que você pode ter:

Bacharelado

É um curso que pode durar de 3 a 6 anos, e forma profissionais generalistas como administradores, advogados, engenheiros ou médicos. Ele funciona como uma base para que você conheça um pouco de cada segmento da sua área antes de partir para uma especialização.

Por exemplo, em um curso de medicina, o estudante se depara com disciplinas básicas como fisiologia e anatomia humana. Só depois, é que passa para especializações na área que mais se interessar.

Quando você termina um bacharelado, recebe um diploma de bacharel, obrigatório para profissões práticas, como médicos, engenheiros e advogados, mas também em concursos públicos mais específicos.

Licenciatura

Já quem deseja lecionar ou quer um diploma para prestar concurso público em geral, o diploma de licenciatura é o mais indicado. O período desse tipo de curso é semelhante ao bacharelado, variando entre 4 a 5 anos.

Independente da área escolhida, todos os cursos de licenciatura contam com disciplinas ligadas à didática e à pedagogia.

Para ficar mais claro: quem vai fazer Educação Física, por exemplo, pode optar por bacharelado ou licenciatura. A diferença é que como bacharel, ele poderá atuar em academias e clubes esportivos, por exemplo, mas não poderá dar aulas em escolas.

Já se ele for licenciado (nome dado a quem possui o diploma de curso superior em licenciatura), ele não poderá atuar em academias, devendo trabalhar como professor em escolas públicas ou privadas.

Tecnólogo

Quem está mais focado no mercado de trabalho e quer atender demandas específicas em corporações, o diploma tecnólogo é uma boa opção.

Por ser mais específico, o Tecnólogo tem uma duração mais reduzida, de 2 a 3 anos, e matérias mais direcionadas para o segmento de estudo.

Assim, quem deseja trabalhar na área de Recursos Humanos, por exemplo, ao invés de cursar todo o curso de bacharelado em Administração, pode focar no Tecnólogo de Gestão de RH.

Além da duração menor e das disciplinas mais direcionadas, outra vantagem do tecnólogo é permitir a especialização em uma área por meio de uma pós-graduação ou até mesmo prestar concurso público a nível superior.

O diploma é apenas um ponto do Ensino de Qualidade

É importante, no entanto, que você fique atento: independente de qual tipo de diploma de curso superior você escolheu, ele é só a “ponta do iceberg”. Isso mesmo, seu diploma é só um indicador de que você possui algo bem mais profundo para mostrar.

Pense da seguinte forma, durante toda a educação básica você estudou muitos assuntos e muitas matérias de modo geral. Não há um direcionamento nesta época para uma profissão específica.

É a partir da graduação superior que você começará a se aprofundar no caminho que deseja seguir. Logo, vai estudar matérias mais específicas ao seu campo de atuação e aprimorar os conhecimentos básicos do ensino regular.

Entenda que não é só um papel ou um título, mas uma preparação muito mais sólida do seu conhecimento.

Além disso, você estará exposto a situações de convivência que, provavelmente, encontrará bastante em seu campo profissional, como falar em público, trabalhar em equipe, realizar apresentações, entre outros.

Tudo isso dará mais maturidade e capacidade de decisão e integração em um time, características cada vez mais valorizadas pelos recrutadores. 

E há um ponto muito mais significativo: você cria uma rede influente e atuante de networking.

Funciona mais ou menos assim, digamos que você faça parte de uma Universidade de grande porte, como a UniverCidade — considerada a terceira maior escola privada de Ensino Superior do Rio de Janeiro. 

Agora, imagine-se interagindo com seus colegas  e professores, que podem ligar você a outros contatos no mercado! 

Percebeu quantas possibilidades de negócios e parcerias você é capaz de criar?

Um diploma de ensino superior é sim muito importante para o currículo de qualquer profissional, mas não é o único fator decisivo. 

É preciso escolher bem o lugar em que você fará seu curso e aproveitar as oportunidades de troca de conhecimento e experiência que as instituições de ensino oferecem. 

Essa meditação vai te ajudar na escolha do local e formato de diploma de ensino superior

Confira agora as seis melhores instituições particulares de Ensino Superior do Brasil.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias