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Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

Quais indicadores observar para obter qualidade no Transporte Coletivo?

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Os desafios da Mobilidade no Brasil e os indicadores que devem ser observados para obter qualidade no Transporte Coletivo. Acesse para conferir!

O planejamento, a infraestrutura e o bem-estar do usuário são fatores que influenciam a qualidade no transporte coletivo.

Marcado por seus icônicos veículos, como metrôs, trens e os diferentes modelos de ônibus, esse tipo de estratégia de mobilidade urbana se destaca por ser gerenciada pelos municípios e reduzir o impacto ambiental das cidades, embora apresente vários desafios.

Os pioneiros do transporte no Brasil inauguraram seus primeiros empreendimentos no início dos anos 1950 e grandes empresários do setor, como Jacob Barata Filho, contribuíram para o seu desenvolvimento.

Foi nas últimas décadas, porém, com a expansão acelerada dos centros urbanos e a intensa migração de pessoas vindas da zona rural, que a mobilidade ganhou maior atenção do poder público e da população.

Diante da crescente demanda e a superlotação nos serviços e espaços públicos, novas legislações e projetos surgiram na tentativa de melhorar a locomoção nas cidades, mas ainda há muito a ser feito.

Nos próximos tópicos, discutimos as características e vantagens do transporte público, bem como os indicadores que devem ser considerados para avaliar a sua qualidade. Continue a leitura para conferir!

Quais são as vantagens do Transporte Público?

A alta demanda e a má gestão são os principais desafios da mobilidade urbana no Brasil, especialmente no que se refere ao transporte público.

Embora seja muito criticado no país, esse é um modelo sustentável com diversas vantagens, começando pela sua proposta essencial: ser um serviço coletivo.

Esse tipo de transporte diminui o número de veículos em circulação e, consequentemente, reduz as poluições visual, sonora e do ar. Isso favorece o meio ambiente e a saúde da população, além de evitar congestionamentos e acidentes.

O transporte público também tem um papel social ao garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. 

Além de permitir a circulação e o acesso de pessoas de todas as classes econômicas às diferentes regiões do município, ele aumenta as oportunidades de emprego para trabalhadores que moram em locais distantes.

Nos próximos anos, com a introdução de novas tecnologias de mobilidade e soluções sustentáveis, esses benefícios serão ainda maiores.

Quais indicadores observar para obter qualidade no Transporte Coletivo?

O papel dos indicadores de qualidade é avaliar a performance de um empreendimento em diversos aspectos. Nesse caso, tratamos da qualidade no transporte público e, a seguir, você confere os principais deles de acordo com cada contexto.

Acessibilidade

A acessibilidade diz respeito à cobertura e ao acesso ao serviço. Nesse contexto, o transporte coletivo deve apresentar:

  • ampla disponibilidade de horários e itinerários;
  • veículos capazes de atender pessoas com problemas de saúde e portadores de necessidades;
  • tarifa acessível.

Confiabilidade

A confiabilidade trata da percepção das pessoas sobre o transporte coletivo. Para que o serviço seja bem avaliado pelos usuários, ele deve apresentar:

  • pontualidade;
  • cumprimento dos itinerários informados;
  • ações para prevenção de acidentes;
  • medidas de segurança contra furto, roubo, violência e outros.

Infraestrutura

Uma boa infraestrutura é fundamental para a eficácia do transporte público. Nesse contexto, os indicadores de qualidade são:

  • uso de tecnologia de mobilidade (como câmeras, bilhetagem eletrônica, GPS, circuito de TV, internet etc.);
  • estado da frota (idade, manutenção e limpeza);
  • sistemas de informação sobre linhas, horários e itinerários;
  • condição das vias.

Mobilidade

A mobilidade foca na eficiência do serviço. Os indicadores de qualidade são:

  • tempo de espera (em dias úteis, fins de semana e feriados);
  • tempo de trajeto;
  • integração (linhas e tarifas);
  • conectividade;
  • número de linhas existentes.

Conforto

A experiência do usuário tem um papel-chave na qualidade do transporte coletivo. Os gestores devem considerar:

  • lotação;
  • ambiente (ruídos, temperatura, iluminação, poluição etc.);
  • qualidade dos veículos;
  • qualidade das paradas.

Recursos Humanos

Por fim, é preciso observar o serviço prestado pelos funcionários. Devem ser analisados:

  • qualidade da condução (velocidade, frenagem, obediência às leis de trânsito e paradas, bem como o uso de álcool e outras substâncias);
  • educação e cortesia dos operadores;
  • ações de treinamento, capacitação e reciclagem.

A mobilidade no Brasil apresenta problemas muito particulares, vários deles históricos. Entretanto, a expectativa é que com a introdução de novas tecnologias e modelos de gestão inovadores, a qualidade do transporte coletivo só tende a aumentar nos próximos anos.

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