Meditação Diária
Sabia que a meditação pode melhorar a sua rotina? Confira neste conteúdo algumas dicas de como meditar e mudar sua mente e corpo.
Benefícios da meditação
Produzir a todo momento é o novo normal, apesar de não ser saudável. É nesse momento que a técnica milenar da meditação surge, ou melhor, ressurge como uma alternativa ao caos em que nos encontramos.
Temos aquela imagem emblemática de filmes e desenhos que a meditação se baseia em uma posição das pernas cruzadas e uma breve levitação. Entretanto, meditar é uma técnica muito mais complexa.
A prática de meditação começa a aparecer com as civilizações chinesas e indianas— apesar de não haver uma datação exata. Esses povos antigos já praticavam essa e outras medicinas alternativas. A palavra meditar é derivada do latim meditare que significa ‘voltar-se para o centro’.
As práticas de meditação tem diversas formas de acontecer, métodos e significados, mas no fundo a técnica permanece a mesma e pode ser praticada sozinha ou com grupos. A melhor característica dessa técnica é que não tem contra indicações.
Atualmente, é possível praticar meditação guiada. Vários aplicativos de streaming disponibilizam áudios e vídeos de profissionais da área que ensinam como meditar e permitem que os usuários façam junto — com palavras, com exercícios entre outras práticas possíveis.
Como meditar para evoluir como pessoa?
Cada pessoa possui um desafio em sua vida, uma dor que está precisando lidar. Por esta razão, existem diferentes tipos de meditação que podem auxiliar a lidar com as adversidades da vida.
Confira a seguir alguns métodos praticados por povos orientais na antiguidade e que hoje se tornam cada vez mais populares no combate ao estresse e desafios.
Mindfulness
Ideal para melhorar a concentração também melhora a respiração e permite que as sensações físicas fiquem mais afloradas. Nesta prática, não há necessidade da entoação de mantras, sua realização envolve exercícios mentais e que podem durar até cinco minutos.
Transcendental
Com uma complexidade maior, esta prática tende a contribuir com o relaxamento, auxiliando pessoas que sofrem de doenças mentais como síndrome do pânico, ansiedade e depressão. Ela também é recomendada para pessoas que possuem hipertensão e doenças no sistema nervoso.
Zazen
Esta é a famosa meditação guiada. Um instrutor trabalha uma narrativa com o intuito de que o ouvinte comece a realizar a prática e seja conduzido a um outro estado de consciência, para analisar melhor seus sentimentos, sensações e tudo o que está “dentro” de si.
Como meditar
A meditação pode ser praticada em qualquer lugar em que você se sentir tranquilo e em paz, entretanto, a dica é que seja um lugar calmo e silencioso. Afinal, o foco é ouvir os seus pensamentos e interior.
Independente da modalidade, o ideal é estar sentado em um lugar confortável, com a coluna alinhada e reta. No começo, alguns pensamentos se farão presentes e você precisará “batalhar” com eles, mas ao longo da rotina a tendência é um melhor controle sobre sua mente.
Comece prestando atenção na respiração, em como o ar entra, qual caminho ele percorre e por onde ele sai. Se acontecer uma distração, não tem problema, basta voltar ao pensamento inicial.
Claudia Vieira Levinsohn, pratica meditação há mais de 30 anos e hoje sente quanto a técnica milenar mudou a sua vida, trazendo muito mais foco e tranquilidade.
Por isso, comece hoje a praticar essa atividade que vai transformar sua vida.