22.8 C
São Paulo
Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

Alimentação fitness: a importância de comer de forma saudável para obter o corpo desejado

Deve Ler

Frango está entre os ingredientes primordiais para quem busca ganhar massa muscular; na imagem, “Frango com Purê de Batata Doce”, do restaurante Casa Graviola Campinas

Na era contemporânea, marcada pela busca cada vez maior por um estilo de vida saudável, o desejo por um corpo idealizado tornou-se uma aspiração comum a muitas pessoas. No entanto, essa jornada é uma construção complexa que vai além de exercícios físicos intensos: ela envolve uma profunda relação com a alimentação.

A nutrição desempenha um importante papel na busca por uma estética desejada e, também, na promoção da saúde integral e do bem-estar. É fundamental compreender que a busca por um corpo ideal para cada pessoa transcende a aparência física. Essa busca é uma investida na própria saúde e qualidade de vida. E a alimentação saudável é um dos alicerces que sustentam essa trajetória.

O corpo é um reflexo do que se escolhe colocar nele e a nutrição equilibrada é o combustível para atingir resultados concretos e sustentáveis.

Especialistas, atletas de alta performance e nutricionistas são unânimes ao afirmar que a alimentação saudável é imprescindível para conquistar um corpo com os músculos definidos. Essa abordagem não se concentra meramente em calorias e macronutrientes, mas sim na qualidade dos alimentos que constituem a dieta.

A alimentação chega a ser responsável por cerca de 70% dos resultados alcançados em termos de saúde e forma física. Isso porque uma dieta rica em nutrientes essenciais, proteínas de qualidade e carboidratos complexos fornece ao corpo a energia necessária para os treinos, a recuperação muscular e a manutenção da massa magra.

Especialista em medicina integrativa, esporte e qualidade de vida, a médica Pamela Casagrande explica que uma boa alimentação não significa, necessariamente, restrição e indica que o melhor caminho é evitar embutidos e ultraprocessados. “A dieta de uma pessoa que quer perder gordura não é exatamente a mesma de quem busca hipertrofia. A dieta deve ser individualizada, avaliando-se a demanda e o metabolismo do paciente”, afirma.

Segundo ela, o segredo não está apenas no que comer, mas na quantidade e momento de inserir cada nutriente na dieta. “Gorduras boas e carboidratos não são vilões, existe a necessidade do seu consumo. Porém, o que fará a diferença entre saúde e doença, será o equilíbrio”, explica.

Alimentação saudável para definição muscular

A relação entre alimentação saudável, um corpo com definição muscular e baixos índices dos níveis de gordura tem sido cada vez mais estudada. Isso porque a alimentação saudável não apenas auxilia na perda de peso, mas também é determinante para o desenvolvimento dos músculos.

Nutricionistas recomendam a realização de cinco a seis refeições diárias, com distribuição estratégica para manter níveis de energia estáveis e evitar a perda de massa muscular.

A combinação adequada de proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis não só otimiza o desempenho físico, mas também promove a regeneração muscular após o treino.

A médica Pamela Casagrande afirma que entre os principais alimentos que ajudam no ganho de massa muscular estão os carboidratos – como batatas, arroz, mandioca e abóbora -, e as proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal. “Lembrando que o mais importante são as quantidades e o momento de introduzi-las, por isso a importância da orientação de um profissional”, ressalta.

A especialista afirma que, ao buscar um resultado, independente se é emagrecimento, ganho de massa muscular ou performance, é preciso trabalhar o conjunto completo: alimentação saudável, prática de exercício físico regular, sono de qualidade e o equilíbrio das vitaminas e hormônios. “Todos esses fatores são fundamentais no processo”, finaliza.

A escolha dos alimentos desempenha um importante papel na busca por um corpo que pretende ganhar massa muscular, já que fornecem o combustível necessário para o desempenho físico e a recuperação. Aqui estão alguns alimentos recomendados para quem busca uma alimentação fitness:

• Proteínas magras: frango, peixe, ovos, carne magra, iogurte grego e leguminosas são excelentes fontes de proteína magra, essencial para a construção muscular;

• Carboidratos complexos: grãos integrais, como arroz integral, aveia e quinoa, são ricos em fibras e fornecem energia de liberação lenta, sustentando os treinos e evitando picos de glicose no sangue.

• Gorduras saudáveis: abacate, nozes, sementes e azeite de oliva são fontes de gorduras saudáveis, importantes para a saúde das articulações, função hormonal e absorção de vitaminas lipossolúveis.

• Vegetais e frutas: ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, esses alimentos auxiliam na recuperação muscular, redução da inflamação e melhoria do sistema imunológico.

A alimentação saudável e a atividade física estão intrinsecamente ligadas. Para alcançar um corpo definido, com ganho de massa muscular, não basta apenas focar na dieta. O exercício regular é igualmente vital.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que são necessários pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade física ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. E para benefícios adicionais à saúde, dois dias ou mais na semana de atividades de fortalecimento muscular são indicados.

A prática regular de atividades que envolvam treinamento de força, como musculação – aliada a uma alimentação saudável – é fundamental para estimular o crescimento muscular.

O preparador físico, coach de crossfit e técnico de atletismo na equipe olímpica Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e na Orcampi Atletismo, William Braido, de Campinas, explica que o segredo para quem está em busca de um corpo fitness e definido é a paciência e a constância. “Exercício físico, seja ele qual for, é como escovar os dentes: obrigatório na vida de todo mundo para ajudar na manutenção da saúde em todos fatores. E o que com certeza faz toda diferença é uma alimentação adequada, sem terrorismo alimentar e sem extremismos, algo que você consiga levar para a vida”, afirma.

A nutricionista e especialista em Nutrição Esportiva Funcional e em Fisiologia do Exercício, Alana Parker, afirma que desde criança foi estimulada a comer vegetais, frutas, castanhas e também a correr, brincar e dançar. “A prática do exercício físico constante veio depois de adulta. Iniciei porque queria melhorar a minha estética, mas no início não era algo que eu conseguia manter com frequência”, conta.

Ela afirma que, com o passar do tempo, foi prestando atenção no corpo, em alimentos que não faziam bem, na rotina, e percebeu que o exercício físico, além de melhorar a estética, aliviava a ansiedade, melhorava a disposição e o humor. “Comecei a colocar a alimentação e o exercício físico como prioridade e, com muita insistência, foi fluindo e ficando cada vez mais constante e prazeroso”, lembra.

A nutricionista diz que independente da rotina, prioriza a prática de atividades. “Se não consigo ir para o crossfit ou para a academia, faço algum outro tipo de exercício como correr na rua, treinar em casa, mas de alguma forma me movimento diariamente”, diz.

Alimentação saudável: escolha consciente também fora de casa

Saboroso e saudável: menu da Casa Graviola Campinas é pautado por pratos que favorecem a alimentação saudável, sem perder o sabor

Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, onde as agendas muitas vezes estão repletas de compromissos, a alimentação fora de casa tornou-se uma realidade para muitos. Entretanto, isso não precisa ser um obstáculo intransponível na busca por uma refeição mais saudável.

Restaurantes e estabelecimentos estão se adaptando às demandas de uma clientela consciente, oferecendo opções que aliam sabor e nutrição. A tendência da comfort food saudável está em ascensão, com locais que se preocupam em proporcionar bem-estar através de refeições que são prazerosas para o paladar e benéficas para o corpo.

“Quando vou comer em restaurantes, busco por aqueles que prezam pela qualidade das refeições, oferecendo alimentos frescos e opções de pratos saudáveis e completos, assim continuo firme na dieta e mantenho os resultados”, conta Alana.

Proprietários do restaurante Casa Graviola Campinas, Rosana Santiago e Messias Castro destacam sua constante busca em proporcionar aos clientes uma rotina alimentar diferenciada, opções que aliam saúde e sabor. “Cada vez mais vemos pessoas buscando não apenas espaços que proporcionem aconchego e tranquilidade, mas que ofereçam no dia a dia uma alimentação saudável e saborosa, e é essa a nossa proposta”, afirmam.

Localizada no bairro Cambuí, em Campinas, a casa preza por um menu saudável, sem abrir mão do sabor, proporcionando uma experiência que impacta na melhoria da qualidade de vida e bem-estar.

Rosana e Messias defendem que a busca pelo saudável inclui comidas gostosas, preparadas com ingredientes que contribuem para a conquista de um corpo desejado. “Nossa proposta é proporcionar experiências de qualidade aos nossos clientes que prezam tanto pelo estilo de vida saudável”, finaliza.

Em Campinas, a Casa Graviola está localizada na Rua General Osório, 2.118, no Cambuí. O restaurante funciona diariamente, das 11h30 às 22h.

Para conferir todas as novidades do novo espaço campineiro, basta acessar www.casagraviola.com.br ou @casagraviola.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias