O gerenciamento de Shopping
O shopping sempre foi um local de refúgio urbano para as famílias. Lazer e compras tudo em um só lugar. Porém, gerenciar uma estrutura desse tamanho não é fácil.
A sua administração é bastante desafiadora e depende de diversas variáveis. Quer entender um pouco sobre a gestão de um shopping center? Continue com a leitura e descubra!
Como funciona a administração?
Administrar em shopping center, de forma geral, funciona assim como qualquer outro negócio em seus processos essenciais. Contudo, este é um empreendimento que apresenta algumas singularidades.
O primeiro ponto que requer atenção é que o seu funcionamento depende das lojas. É como se fossem dois seres vivendo em simbiose, ou seja, um depende do outro para ter sucesso.
Dessa forma, o princípio básico para o sucesso de um shopping é proporcionar o sucesso para as suas lojas. Afinal, a maior fonte de renda desse empreendimento provém dos produtos e serviços oferecidos em seu espaço.
O valor dessa locação pode ser cobrado de formas diferentes, como por exemplo, de forma proporcional às vendas do lojista ou por valor definido em contrato.
Outra forma que a administração de shopping center tem de monetizar o espaço é por meio de anúncios, como paredes, totens, banners, televisores, entre diversos outros espaços para anunciantes ou promotores de eventos.
Isso tudo é necessário para cobrir todas as despesas de um shopping, que não são pequenas. Veja algumas delas:
- Profissionais de limpeza;
- Profissionais de segurança;
- Equipamento de segurança;
- Fornecedores diversos;
- Equipe administrativa (caso seja autogestão);
- Empresa de administração de Shopping Center (caso seja gestão terceirizada), entre outros.
Como gerenciar um shopping de forma bem sucedida?
Para que a administração de um shopping seja bem-sucedida, além dos aspectos mencionados anteriormente, é preciso contar com especialistas, como Priscilla Levinsohn, que atuou por seis anos no setor de Marketing do Colinas Shopping.
Proporcionar um ambiente agradável ao público também é fundamental. Afinal, é necessário atrair potenciais clientes para as lojas, certo?
Separamos uma lista com alguns itens essenciais a serem oferecidos, veja abaixo.
Conforto
Oferecer diversas entradas e um amplo estacionamento é essencial para evitar aglomerações de pessoas. Além disso, ter locais para descanso, posicionados em locais estratégicos também é necessário. Afinal, muitas pessoas são apenas acompanhantes.
Dessa forma, as pessoas poderão passar mais tempo no empreendimento e claro, realizar mais compras.
Segurança
A segurança também é um quesito de conforto, já que é impossível se sentir confortável quando você se sente inseguro. Para isso, a administração do shopping requer muita atenção com pessoal de segurança, equipamentos de segurança, saídas de emergência bem localizadas e uma boa alocação desses recursos.
Diversidade de segmentos
Cada pessoa possui um gosto e um estilo. Por isso, é fundamental contar com lojistas de diferentes segmentos. Por exemplo: roupas masculinas, femininas e infantis, área de lazer, lojas de decoração, utilidades domésticas, brinquedos, entre outros.
Todos precisam se sentir representados no seu espaço, para voltarem e recomendarem para outras pessoas.
Tecnologia
A tecnologia está mais relacionada ao dia a dia de quem trabalha para o shopping funcionar, ou seja, sua administração. Por isso, contar com sistemas automatizados de gestão como ERPs ou até mesmo BIs é fundamental.
Assim, a rotina se torna mais ágil e as decisões muito mais assertivas.
Boa localização
Por fim, não adianta ter um shopping perfeito se as pessoas não puderem chegar até ele, certo? Certifique-se de que há paradas de ônibus perto, se a chegada de carro é de fácil acesso, bem como a existência de placas de sinalização.