Quer saber como morar nos EUA? Confira dicas!
Se você tem esse sonho, mas não sabe como morar nos EUA, confira nossas dicas e saiba como planejar essa mudança.
Como planejar mudar de país?
Em meios a tantas inseguranças e dúvidas, o planejamento é o que dará a você um norte seguro para tomar essa decisão. Alguns passos ajudarão a dar start para você saber como morar nos EUA:
• Planeje-se estrutural e financeiramente
Aqui um passo fundamental: organize-se financeiramente. Faça orçamentos, use planilhas, trace seu plano financeiro de acordo com a data em que deseja se mudar. Também, faça um levantamento com os valores de onde pretende morar (casa, apto etc.) e quais os custos de vida por lá. Assim, você sentirá mais segurança e tranquilidade na tão delicada fase que é a de adaptação.
• Pesquise sobre as leis e a cultura
Para evitar futuros incidentes, é válido pesquisar sobre as leis e a cultura americana, pois cada estado tem suas peculiaridades e regras.
Além disso, muitas leis provêm de tradições e atos históricos e algo é permitido em uma cidade, mas na outra pode ser algo restrito.
• Pratique o idioma
Em casa, assistindo a um filme, sozinho no espelho, com algum amigo ou familiar, não importa como, mas pratique. Quanto mais seu inglês estiver treinado, mais tranquila será a sua adaptação nos EUA. Ao chegar ao solo americano, faça aulas de inglês para se habituar com as gírias e com os sotaques locais.
• Vá aberto a novas possibilidades
Mesmo que planeje uma situação, abra-se para novas e diferentes oportunidades que poderão ser válidas e dar outra perspectiva durante essa mudança de país. Analise as portas que se abrirão.
Como morar nos EUA? Confira dicas!
• Escolha bem a cidade para onde vai se mudar nos EUA
Os Estados Unidos possuem muitos estados e cidades para todos os tipos de gostos e costumes. Sendo assim, pesquise bem sobre o clima de onde gostaria de morar (quente ou frio), se deseja morar próximo a montanhas ou praias, próximo de local turístico (mais movimentado) ou não (para ter mais sossego) etc.
A escolha depende do seu estilo de vida ou do ritmo que prefere ter, de acordo com uma vida nova.
• Informe-se sobre a documentação necessária
Para conseguir entrar nos EUA é necessário ter um visto. Porém, para residir lá, seu visto dependerá de suas possibilidades e de seus objetivos no país.
É imprescindível que você se informe sobre toda a documentação necessária, para que, posteriormente, tenha acesso e direito ao que o novo país pode oferecer a você e a sua família e, claro, para evitar problemas.
Uma dica prática é contratar um profissional qualificado, especializado em imigração, para cuidar da documentação e dos vistos.
• Faça uma viagem antes
Antes de fazer essa mudança definitiva ou por um longo prazo de tempo, faça uma viagem antes para o país. Sinta na pele a experiência de como é viver lá, o clima, as pessoas, como seu organismo vai se adaptar, como você e sua família se dão com a cultura local, o dia a dia, como funciona o transporte, o sistema de saúde, a rotina escolar, dentre muitas outras questões que somente vivenciando são possíveis de se medir.
• Trabalhe e/ou estude
Tendo uma vaga de emprego garantida ou estando matriculado em um curso ou faculdade, toda a documentação para morar nos EUA fica muito mais fácil, além de facilitar, também, sua adaptação, já que, como estará inserido na rotina dos residentes, as situações acontecerão de forma favorável e mais tranquila.
• Faça uso dos serviços públicos disponíveis
Falando a real, nós, brasileiros, não estamos acostumados a serviços públicos de qualidade. Isso é uma triste verdade. Porém, nos EUA, há muitas opções gratuitas e excelentes que você deve considerar.
Entretanto, nem tudo é gratuito, como o atendimento médico. Mas as escolas são gratuitas e de excelente qualidade. Para definir e filtrar o que servirá para você e sua família, vale pesquisar e se abrir às possibilidades disponíveis antes de qualquer decisão.
Uma coisa muito bacana nos EUA é a cultura dos cupons para descontos, que sempre estão disponibilizados em revistas e jornais e vale muito a pena aproveitar.
• Faça amigos na cidade
Fazer amigos nativos é uma ótima oportunidade para futuras situações específicas. Contudo, no começo, isso pode ser difícil. Mas, em cada canto dos EUA, você encontra um grupo de brasileiros.
Além disso, é possível usar as redes sociais para fazer amigos e conhecê-los quando estiver na nova cidade que escolheu.
Muitos brasileiros mudam-se para lá e se encantam com a cultura do país, como Priscilla Levinsohn, que morou nos EUA por um tempo.
E aí, essas dicas aquecem seu coração para tirar do papel os planos de como morar nos EUA? Ainda dá tempo de conquistar sua nova vida!