19.6 C
São Paulo
Domingo, 24 Novembro, 2024

Como se preparar para a primeira viagem internacional?

Deve Ler

Saiba como se preparar para a primeira viagem internacional

Um sonho para muitos e um frio na barriga para todos os que realizarão a sua primeira viagem internacional.

Confira a seguir dicas para que sua viagem seja tranquila e inesquecível!

O que fazer antes de uma viagem internacional? 

Pense em uma série de questões antes mesmo de comprar as passagens, como, por exemplo, o melhor período para conhecer o destino, desta forma você estará preparado e levará roupas condizentes com o clima.

Claudia Vieira Levinsohn visitou mais de 100 países e possui muita experiência nas rotinas de viagem.

Como se preparar para a primeira viagem internacional? 

São muitas as coisas que você precisará organizar para sua primeira viagem internacional flua com tranquilidade, como as passagens aéreas, o hotel, fuso-horário e muitas outras.

Confira a seguir um check list para facilitar este momento:

1. Providencie seu passaporte

O passaporte é super simples de tirar. É só você acessar o site da Polícia Federal, fazer a sua solicitação e efetuar o pagamento da taxa e prontinho!

Para retirá-lo pessoalmente, uma data e local serão agendados por um período pré-determinado. 

2. Veja a documentação necessária

Cada país pode fazer suas exigências quanto à documentação necessária.

Em regiões em que estejam fazendo o controle de epidemias ou de específicas doenças, o cartão de vacina é obrigatório.

Verifique se o passaporte é realmente necessário para onde está indo, pois nem todos os países o exigem, como na Argentina, onde apenas seu RG é o suficiente para desembarcar.

Em outros casos, a documentação varia de acordo com as atividades que pretende realizar no determinado destino, como a permissão internacional para dirigir. 

Já quando se exige o visto é necessário mais atenção, já que o processo de aquisição costuma ser bem exigente.

3. Verifique a necessidade de visto de permanência

Grande parte dos países autoriza a estadia de brasileiros sem o visto durante um período de 90 dias.

Entretanto, se você quiser ficar um tempo maior, é necessário tirar seu visto antes de embarcar e justificar o motivo da viagem e a finalidade de sua permanência no país.

A autorização é concedida de acordo com as regras do país onde você está indo visitar, assim como o prazo também pode variar.

4. Providencie um seguro de viagem

Muitos imaginam que ele é dispensável, mas não é bem assim. Imagine que você está em outro país  e ocorre um problema de saúde, ou sofre um leve acidente.

A função do seu seguro é agilizar seu atendimento e facilitar a localização do ponto de atendimento mais próximo com tratamento gratuito.

Em muitos países europeus, o turista somente desembarca se apresentar um seguro viagem, já que ele é obrigatório devido ao Tratado de Schengen.

5. Vacinação em dia

Alguns países exigem que o estrangeiro tome vacinas para desembarcar. E, caso você não esteja com seu cartão em dia, sua entrada poderá ser negada.

Em alguns países da África do Sul é obrigatório o Certificado Internacional de Vacinação, para que tenham certeza de que o turista está prevenido contra a febre amarela, por exemplo.

6. Confira o câmbio

O Brasil é o único país que utiliza o Real. E, se você vai realizar uma viagem internacional, é bom saber que nem sempre vai poder contar com um cartão, como aqui no Brasil.

Certos lugares aceitam apenas dinheiro físico mas, mesmo assim é sempre bom levar seu cartão, porém, fique esperto com as taxas que poderão ser cobradas, pois tudo depende da taxa de câmbio, que varia. 

Uma bela armadilha quando se trata de cartões de crédito, pois o câmbio é contado no fechamento da fatura.

7. Fique de olho no fuso-horário

Se estiver indo para Europa, África, América do Norte, Ásia ou Oceania, seu organismo poderá estranhar o fuso-horário, pois a diferença é enorme, e seu corpo ainda se adaptará com a nova noção diurna e noturna.

Ocorre o efeito jet lag, que é como se você dormisse de dia e ficasse acordado durante a noite, o que pode causar muito mal estar no início.

Então seria bom incluir em seu planejamento de viagem um tempinho para descansar até seu organismo adaptar-se à nova condição, ok?

8. Planeje um roteiro turístico com antecedência

Planejar um roteiro com os locais que deseja conhecer vai facilitar sua vida, pois estar em um país onde nunca se pisou e tentar pedir informações de localização, em uma língua em que não se é fluente, pode ser estressante. 

Monte seu mapa com os pontos turísticos que ficam próximos à mesma região que visitará no mesmo dia. 

9. Leve um kit básico de primeiros socorros

É importante pois você poderá ter dores de cabeça e enjoos, ou se estiver tomando remédios controlados, é importante andar com a receita médica para evitar complicações.

Coloque, também, repelente, protetor solar, protetor labial, colírio e o que mais for necessário, de acordo com o clima para onde está indo.

10. Fique atento às exigências do aeroporto (bagagem, horários etc)

Se informe sobre as exigências do aeroporto, como itens que são proibidos na bagagem que será despachada e na de mão, onde as restrições são maiores. Por exemplo, produtos ácidos, a proibição vale até mesmo para o despache.

Chegue cedo ao aeroporto, para fazer o check-in com antecedência. Uma ou duas horas antes são suficientes para você fazer isso com tranquilidade. 

Caso sua viagem seja longa demais, verifique com sua companhia as opções disponíveis para lazer, descanso e culinária, pois vale a pena desembolsar um adicional para garantir uma viagem confortável.

Com essas dicas, sua viagem internacional será inesquecível e, com certeza, a primeira de muitas, então, faça suas malas e boa viagem!

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias