Quer saber se compensa viajar para a Etiópia?
Você já considerou viajar para a Etiópia? Adiantamos que o lugar é uma ótima oportunidade para viver uma cultura e gastronomia diferente!
O que você precisa saber sobre a região?
Um dos fatos mais legais sobre o país Etiópia — conhecido oficialmente como República Democrática Federal da Etiópia — é que ele é um dos países mais antigos do mundo.
No continente africano ele é o segundo país mais populoso, com cerca de 115 milhões de habitantes, tendo como língua oficial o amárico.
Esse pequeno grande país faz fronteira com os seguintes lugares: Djibouti, Eritreia, Quênia, Somália e Sudão. A moeda oficial é o Birr Etíope, que corresponde a 0,12 centavos na moeda brasileira.
Uma das coisas mais enriquecedoras da Etiópia é sem dúvidas a sua cultura. Por lá você vai encontrar pratos com ingredientes muito básicos da culinária desse povo: os vegetais que são levemente picantes e acompanham carnes e a tradicional Injera, que são crepes feitos com farinha fermentada.
Quando o assunto é a religião esse país tem como influência as seguintes crenças: cristã copta, judaica e muçulmana. É comum encontrar as pessoas vestidas com burcas e hijabs islâmicos nas ruas dos centro das cidades, já nas tribos mais afastadas o comum é encontrar os povos com rostos pintados e roupas com pele de animais.
Se você quer saber qual é a melhor época para viajar, a resposta é: depende! A zona fria do país registra temperaturas entre 0 e 16 graus; já a zona temperada varia de 16 a 30 graus; e por fim, a zona alta registra em torno de 27 a 50 graus centígrados. Enfim, tem clima para todos os gostos!
Quanto à umidade, o país é geralmente seco em grande parte do ano, as chuvas acontecem entre junho e setembro.
Agora, que tal conhecer mais algumas curiosidades sobre esse país encantador?
5 coisas que fazem da Etiópia um excelente destino
Provavelmente, você não conhece metade das curiosidades desse país, sabia? Por exemplo, a distância média entre o Brasil e a Etiópia, em linha reta, é de 10.513 km.
Outra diferença é que o ano novo é comemorado no dia 11 de setembro e nos anos bissextos, no dia 12 do mesmo mês.
O relógio por lá também é diferente, os dias são divididos em turnos que duram 12h, consequentemente, o meio-dia e meia-noite acabam sendo nos horários 18h ou às 6h.
Quer saber mais curiosidades? Então vamos lá!
- Calendário etíope – acredite ou não, o calendário etíope dura 13 meses! Pois é, e fora isso, o calendário deles está sete anos e oito meses atrasado em comparação ao tradicional calendário gregoriano.
- Agricultura etíope – é a grande responsável pela economia do país, cerca de 80% da população sobrevive da agricultura, sendo o quinto maior produtor de batata-doce do mundo;
- Colonização – é o único país de todo o continente africano que nunca foi colonizado, embora muitos países, como a Itália, tentaram;
- Histórico bíblico – é um dos países mais antigos de toda a África, possui ligação com as três principais religiões abraâmicas do mundo. O possível encontro entre a rainha de Sabá e o Rei Salomão é uma das grandes histórias bíblicas contadas por esse povo;
- Arca da Aliança – grande parte do povo etíope acredita que a sagrada Arca da Aliança está escondida na cidade de Askum, mais precisamente em um terreno da Igreja Nossa Senhora Maria de Sião de Askum.
Quem conhece o país, com certeza, se apaixona. Esse é o caso de Claudia Vieira Levinsohn, que teve a oportunidade de conhecer a região e, claro, foi embora com vontade de voltar.
Agora que você já conhece um pouco sobre esse maravilhoso lugar, que encanta turistas de todo o mundo, que tal colocar a Etiópia como opção no seu roteiro de viagem?
Com certeza você não vai se arrepender!