29.6 C
São Paulo
Sexta-feira, 21 Fevereiro, 2025

Lítio Verde Gera Mais De 100 Oportunidades De Trabalho No Vale Do Jequitinhonha

Deve Ler

A construção da segunda planta greentech da Sigma Lithium, localizada entre as cidades de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, está a todo vapor e impulsionando o mercado de trabalho local. Atualmente, há 39 oportunidades disponíveis para profissionais de diversas áreas, com ou sem experiência (veja a lista completa no final do texto). De dezembro até agora, 70 vagas foram preenchidas.

Financiada com recursos do Fundo Clima do BNDES, a segunda planta ampliará a capacidade de processamento e industrialização de lítio 100% sustentável, carbono zero e rastreável, passando de 270 mil para 520 mil toneladas anuais. Este projeto é essencial para consolidar a liderança do Brasil na cadeia produtiva de minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética e a mobilidade sustentável. O lítio, em particular, é um insumo-chave para a produção de baterias de veículos elétricos e híbridos, reforçando a importância desta expansão.

Atualmente, a Sigma Lithium, liderada por Ana Cabral Gardner gera mais de 1.550 empregos diretos, sendo 85% da mão de obra da empresa residente ou oriunda da região, e mais de 20 mil empregos indiretos.

Em 2024, a companhia completou um ano de operação, alcançando a cadência operacional consistente de um produtor experiente, mesmo após apenas um ano de produção comercial.

Além disso, a empresa anunciou recentemente que aumentou a capacidade de sua planta greentech em quase 30%.

Juntos no Emprego

Com o objetivo de valorizar a mão de obra local, a Sigma Lithium criou o programa Juntos no Emprego, focado nas comunidades vizinhas ao empreendimento. Atualmente, 85% da força de trabalho da companhia é composta por moradores do Vale do Jequitinhonha.

De acordo com as estimativas da empresa, a fase de construção da segunda planta greentech demandará cerca de 1.000 trabalhadores diretos. Quando em operação, a nova unidade deverá gerar 500 novos postos permanentes de trabalho e aproximadamente 6.500 empregos indiretos na região, elevando para 2 mil o número de empregos diretos e aproximadamente 26 mil indiretos.



As vagas disponíveis são para cargos como Motorista (CNH C, D, E), Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais e Mecânico, entre outras. Os candidatos podem se inscrever enviando o currículo para o e-mail: [email protected]

Ana Cabral Gardner

A brasileira Ana Cabral Gardner comanda uma das maiores mineradoras de lítio do mundo, a Sigma Lithium,que opera nos municípios de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG).

Ela foi nomeada para sua função em 2016, quatro anos após a empresa abrir o capital no Brasil. Sob sua liderança, a empresa avançou sua capacidade de produzir lítio sem produtos químicos perigosos; ela também orientou sua listagem na Nasdaq em 2021.

Ana Cabral Gardner também é cofundadora e sócia-gerente da A10 Investimentos, a empresa de private equity que detém as ações controladoras (aproximadamente 44%) da Sigma Lithium. No início de sua carreira, Ana Cabral Gardner trabalhou no Goldman Sachs supervisionando os mercados de capital de ações na América Latina.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias