19.6 C
São Paulo
Domingo, 24 Novembro, 2024

O que um multi-instrumentista faz e quais os maiores nomes desse segmento

Deve Ler

Conheça talentos da música brasileira que tocam multi instrumentos

Há vários tipos de talentos musicais, uns conseguem decorar uma música em tempo recorde, outros conseguem de ouvido, identificar as notas sem que precise de uma partitura ou cifra, agora, existem outros que incrivelmente, conseguem e têm a facilidade de aprender a tocar vários instrumentos e estes são chamados de multi-instrumentistas, que sem dúvidas, é uma habilidade muito interessante. Quer saber mais sobre? Confira o texto a seguir!

O que é e o que faz um multi-instrumentista 

Um multi-instrumentista é alguém que é capaz de tocar com excelência vários instrumentos musicais, tais como violão, teclado, bateria, saxofone, flauta e entre outros.  Há ainda alguns músicos multi-instrumentistas que conseguem tocar mais de um instrumento ao mesmo tempo.

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria destes profissionais da música, não possuem nenhum tipo de dom excepcional, isso porque além da dedicação, alguns destes músicos passam anos estudando para adquirir o conhecimento, ou seja, para ser um multi-instrumentista basta se dedicar e estudar.

Sendo assim, se você possui o desejo de se tornar um músico multi-instrumentista, não se esqueça que precisará de muita dedicação. No entanto, uma dica que pode acelerar seu aprendizado, é escolher instrumentos que pertencem à mesma família, isso quer dizer, se você toca violão, escolha outros instrumentos que pertencem à mesma família, como por exemplo, a guitarra, o contrabaixo, violino, violoncelo e entre outros. 

Principais multi-instrumentistas Brasileiros que talvez você não conheça

Provavelmente você já ouviu falar em Paul McCartney e Prince, que são grandes nomes da música com muitos discos gravados. Estes, foram grandes musicistas que também eram multi-instrumentistas, mas o Brasil também não fica de fora, aqui há grandes músicos como Marisa Monte, Pitty e até o eterno Tim Maia. A lista é realmente grande, no entanto, há outros músicos que talvez não conheça e que são grandes multi-instrumentistas. Veja a seguir:   

Hermeto Pascoal 

É provável que você já tenha visto ou ouvido o “bruxo dos sons”, que é o apelido de Hermeto Pascoal, cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista. Ele é reconhecido por sua habilidade em tocar diversos instrumentos como acordeão, flauta, piano, saxofone e, principalmente, por fazer música com objetos não convencionais como copo d’água, bule e até sua barba! Com 86 anos, Hermeto é uma figura significativa na história da música brasileira por suas habilidades em orquestração e improvisação. É incrível. 

Eduardo Antonello

Eduardo, é um jovem multi-instrumentista especializado em tocar músicas renascentistas, o sonho dele é que pessoas possam conhecer as melodias que foram executadas entre o século XVI e XVIII. 

Eduardo é carioca, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu talento e dedicação o proporcionam habilidade para tocar pelo menos nove instrumentos musicais diferentes e não pense você que é pouca coisa. Dentre os instrumentos, Eduardo toca cravo, piano e viela de roda, que são considerados instrumentos com alto nível de dificuldade de aprendizado. 

Kely Pinheiro

Nascida em Niterói, em 1998, Kely Pinheiro é uma jovem multi-instrumentista brasileira radicada nos Estados Unidos. Ela é violoncelista de formação clássica e arranjadora. Por seu talento e dedicação à música conquistou uma bolsa de estudos integral para a Berklee College of Music, uma das mais desejadas escolas de música do mundo. Em 2019, acompanhou a cantora norueguesa Astrid S em uma turnê pela Europa. 

Lilica Rocha

De apenas 8 anos, a pequena multiartista que é cantora, atriz, compositora, apresentadora e multi-instrumentista. Além de piano, Lilica aprendeu a tocar cavaquinho e ukulele. Apesar da pouca idade, ela já é um sucesso. 

Paulo Lessa

O capixaba Paulo Lessa é compositor, arranjador, violonista e gaitista. Com o álbum Lado Alado – Ao Vivo, em 2021, o artista passou a ser considerado referência da nova Música Popular Brasileira. Com canções de autoria própria, a obra musical independente reúne vários ritmos que caracterizam a nova geração da MPB. 

Cada um destes músicos, provam a todos o valor do esforço e do talento. Não há dúvidas que tocar um instrumento já é difícil, agora, já imaginou tocar vários? Pois bem, com esforço e dedicação todos podem!

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias