Com a pandemia do novo Coronavírus, o mundo se transformou e o trabalho Home Office ganhou muita força especialmente no setor de tecnologia onde o produto pode ser entregue digitalmente.
As plataformas de trabalho freelancer não são bem uma novidade, o maior deles, o Australiano freelancer.com, fundado em 2009, opera em mais de 40 países em todo o mundo em conta com quase 20 milhões de usuários.
O termo “FREELANCER” segundo a Wikipedia:
“É também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autónomo que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em alta no mercado de tradutores, relações públicas, jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros”.
Mas voltando ao tema da matéria vou listar aqui os melhores e mais legais sites de freelancer para trabalhar em 2021. Alguns destes sites eu pessoalmente já fiz vários projetos e em outros apenas deu uma boa navegada para conferir as funcionalidades.
Então vamos lá:
Codefreela
Para você que é programador e está em busca de freelas para fazer um dinheiro extra em sua carteira ou até mesmo transformar este tipo de serviço em sua renda principal, o Codefreela é a melhor opção (não cobra comissão sobre os jobs .. adoro)!
Sem cobrar nenhuma comissão e com perfil profissional público otimizado em SEO, é possível divulgar os seus serviços e encontrar clientes nos mais diferentes ramos de atuação da tecnologia da informação. É uma excelente ferramenta para programadores freelancers.
Workana
Já a plataforma Workana também é muito indicada para programadores freelancers e outros tipos de freelas. O site é bastante conhecido no Brasil principalmente para quem está começando na carreira e quer buscar experiência.
Porém, em relação aos seus benefícios, há um ponto negativo: a cada contratação de serviço feita na plataforma, uma quantia é retirada do valor pago aos freelancers. Ou seja, há uma comissão para o site.
99freelas
Por fim, o 99freelas é outro site de programadores freelancers e de outros profissionais bastante famoso no país e que muitas pessoas procuram quando estão em busca de uma renda extra ou formar portfólio.
Apesar de ser muito conhecido, há uma taxa de 7% a 15% em cada serviço contratado dentro da plataforma, sendo uma comissão bastante elevada para quem procura freelas. Se você cobrar um preço mais em conta, por exemplo, a quantia que irá arrecadar será bem baixa.
Bom é isso aí, claro que tudo isso é apenas a minha humilde opinião, se alguém discorda por favor comente e vamos discutir.