19.9 C
São Paulo
Quinta-feira, 19 Setembro, 2024

Quais são os Critérios de Medição de Obras na Construção Civil?

Deve Ler

– Por Rodrigo Rincón –

Conheça os critérios de Medição de Obras na Construção Civil

Entenda como acertar na hora de fazer orçamentos, planejamento e gestão de uma obra

Administrar uma obra é muito semelhante a administrar uma empresa em um trabalho temporário. Há despesas, mão de obra especializada, prazos, insumos, custos e, é claro, tudo tem início a partir de um planejamento. Mas realizar um orçamento de uma obra na Construção Civil pode assustar muitas pessoas e empresas e postergar sonhos e projetos.

Conhecer um pouco mais sobre uma ferramenta chamada “Medição de Obras na Construção Civil” é o segredo do sucesso para a concepção de um orçamento, desde o planejamento de uma obra, até sua execução, passando por todas as etapas de sua realização.

Somente com a Medição de Obras é possível acompanhar todos os serviços envolvidos em uma construção. Com essas medidas e dados é possível controlar o orçamento, acompanhar o progresso da obra em detalhe e até prever eventuais atrasos ou adequações de orçamento.

Com esse acompanhamento criterioso e embasado em dados, se pode calcular os insumos, horas da mão de obra por tarefa e por etapa do projeto e, principalmente, avaliar a qualidade dos serviços na Construção Civil, evitando desperdícios e minimizando erros.

Com a Medição de Obras o gestor de uma obra também poderá verificar o cronograma de execução e comparar o que está sendo realizado com o que foi planejado no projeto, provisionando os custos, a compra de materiais e, também, a contratação de mão de obra mensalmente. Com esse controle, fica mais fácil aos gestores ou contratantes de uma obra da Construção Civil tomarem decisões rápidas e assertivas, possibilitando às empresas a melhora de sua produtividade.

O gerenciamento detalhado, permite, ainda, o desenvolvimento dos serviços das empresas do setor por áreas e, também, a prestação de contas de forma eficiente e transparente a clientes, públicos – prevista em licitação, mas também aos privados.

Com esse intuito, os profissionais que realizam a Medição de Obras devem desenvolver:

  • Requerimento de documentos exigidos para o desenvolvimento do serviço/projeto;
  • Vistoria mensal das obras com registro fotográfico e medição física dos serviços executados;
  • Relatório mensal com os resultados da Medição de Obras e andamento do projeto.

 

Critérios utilizados na Medição de Obras

Na Medição de Obras, alguns critérios são utilizados baseando-se nos tipos de estruturas construídas e serviços executados.

No mercado, existem tabelas de preços para orçamentos, que podem ser consultadas de modo a facilitar o planejamento e realizar o cálculo da Medição de Obras de um projeto. As mais utilizadas são as TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos), elaboradas pela Editora Pini.

Além da possibilidade de utilizar as TCPO e outras ferramentas eletrônicas de Medição de Obras, é preciso conhecer os critérios de cálculo adotados pelo mercado, cujos mais frequentes são:

1. Estruturas de concreto

Existem algumas regras para a medição de Estruturas de Concreto, que requerem, quando não são pré-fabricadas, a utilização de três tipos de profissionais: os carpinteiros, os armadores e os profissionais responsáveis pelo concreto em si. Desse modo, a estrutura deve ser medida após sua conclusão, entre seus eixos, e de face a face. Já, os carpinteiros costumam ser pagos por empreitada, no mercado. Os armadores são remunerados por quilograma de ferro lançado e os profissionais responsáveis pelo concreto são pagos por metro cúbico lançado.

2. Alvenarias

No caso de estruturas de alvenaria, a Medição de Obras é realizada calculando-se a área total. Em seguida, deve ser descontada a área excedida de 2 m² em cada vão da estrutura, tendo em vista que para recortar um vão, o profissional emprega o mesmo tempo que levaria para preenchê-lo com alvenaria.

3. Revestimentos

Para realizar o cálculo de revestimentos empregados em uma obra, é necessário medir a área total em que o material foi aplicado, ou seja, é preciso descontar as medidas dos vãos, portas e janelas.  

Medição de Obras na Construção Civil garante melhor acompanhamento e qualidade dos projetos

Em vista dos dados gerados pelas ferramentas que possibilitam a Medição de Obras, é possível às empresas da Construção Civil dividir os investimentos e esforços em cada etapa da obra, o que possibilita não só uma melhor gestão das obras em andamento, como também, a organização de pessoal, melhor negociação de compras de materiais e emprego de equipamentos e máquinas. 

Sobre o autor: Rodrigo Rincón trabalha como engenheiro civil a mais de 10 anos e tem se dedicado a criar conteúdo para sites e portais do setor, trazendo notícias, dicas de inovação, sustentabilidade, segurança no trabalho e gestão.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias