20.8 C
São Paulo
Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

Saiba como a sustentabilidade está presente nos BRTs

Deve Ler

O sistema de BRT ou Bus Rapid Transit representa uma abordagem inovadora e sustentável para o transporte público em muitas cidades no Brasil e no mundo.

É que ele combina eficiência operacional com benefícios ambientais, desempenhando um papel fundamental na promoção da sustentabilidade urbana.

Importância de uma mobilidade urbana sustentável

A mobilidade urbana é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de cidades que aspiram a um futuro mais sustentável e inclusivo.

Ela abrange a forma como as pessoas se deslocam dentro das áreas urbanas e, quando gerenciada de maneira sustentável, pode ter um impacto profundamente positivo em diversos aspectos da vida urbana.

Mas o que é, de fato, mobilidade urbana sustentável?

Esse conceito tem a ver com o planejamento responsável do transporte urbano, ou seja, a busca por veículos automotivos movidos de forma mais sustentável, por combustível limpo.

Um meio de transporte público sustentável é aquele projetado e operado de forma a minimizar seu impacto ambiental e maximizar sua eficiência e acessibilidade. Um exemplo disso é o sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Ônibus de Trânsito Rápido).

É que os BRTs geralmente adotam veículos movidos a fontes de energia mais limpas, como ônibus elétricos ou com sistemas de biocombustíveis. Isso resulta em uma redução significativa das emissões de poluentes, melhorando a qualidade do ar e reduzindo os impactos na saúde pública.

Diante de tantos benefícios, além das grandes cidades que já estão implementando o BRT no Brasil e no mundo, há também as cidades que estão em fase de expansão do sistema, que é o caso do Rio de Janeiro, que está expandindo sua frota de forma significativa. Grande parte desses novos ônibus está sendo fornecida pela Viação UTIL, do diretor Jacob Barata Filho.

Mas não para por aqui. A sustentabilidade também engloba as soluções que integram a sociedade, através da geração de empregos, a criação de políticas públicas, a integração entre os meios de transporte públicos ou privados e o uso responsável de fontes de energia.

Por isso, a mobilidade urbana sustentável é importante, porque traz um novo contexto, novas propostas e um novo cenário para as cidades, através da proposta de mudanças de hábitos, educação e incentivo das famílias, governo, escolas e instituições.

Como o BRT têm tomado ações para garantir mais sustentabilidade no transporte público

Os sistemas de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) têm se destacado como uma abordagem inovadora e sustentável para o transporte público nas cidades em todo o mundo.

Eles têm feito parte de uma série de ações estratégicas para garantir mais sustentabilidade no transporte público, visando uma mobilidade urbana mais eficiente e amigável ao meio ambiente.

E o BRT tem contribuído com o meio ambiente de diferentes formas, a começar pela adoção de veículos movidos a fontes de energia mais limpas, como ônibus elétricos, híbridos ou com sistemas de biocombustíveis. Essa mudança reduz as emissões de poluentes e a dependência de combustíveis fósseis, tornando o transporte público mais ecológico.

Os sistemas BRT também são projetados para serem energeticamente eficientes, com paradas bem planejadas, semáforos sincronizados e veículos otimizados. Isso reduz o consumo de energia por passageiro transportado.

Além disso, muitos sistemas BRT utilizam tecnologia avançada para o controle de tráfego, priorizando o fluxo dos ônibus e minimizando congestionamentos. Isso não apenas economiza tempo para os passageiros, mas também reduz o consumo de combustível.

Diante de tantos benefícios em prol da sustentabilidade, e a fim de melhorar a qualidade do transporte público, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro está ampliando a frota de ônibus BRT. Para isso, conta com o apoio da Viação UTIL, do diretor Jacob Barata Filho, que disponibilizará 300 modelos para a renovação das linhas e melhoria na qualidade de mobilidade dos usuários das linhas de BRT.

E o sistema BRT não se restringe à sustentabilidade. Projetado para ser acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida, o BRT promove a inclusão social e garante que todos tenham igualdade de acesso ao transporte público.

Se não bastasse isso, a implementação de sistemas BRT geralmente está ligada a projetos de desenvolvimento urbano sustentável, criando espaços urbanos mais amigáveis para pedestres e ciclistas, incentivando o uso de meios de transporte ativos.

“A construção de uma infraestrutura urbana adequada ao transporte coletivo é, assim, um tributo que se paga no presente para termos cidades mais sustentáveis no futuro”, observa o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

De fato, essas ações são um passo importante em direção a um futuro de mobilidade urbana mais verde e acessível para todos.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias