O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, está se tornando cada vez mais popular no comércio brasileiro, e começa atrair adeptos.
Essa data equivale ao Dia dos Namorados no Brasil, mas, apesar do País já possuir sua comemoração nacional, o feriado internacional começou a impulsionar as vendas no varejo brasileiro.
Com isso, mais marcas passaram a seguir a data americana e aproveitam para realizar o lançamento de promoções e produtos.
Por esse motivo, é importante que os consumidores e as empresas estejam atentas aos novos calendários de comemorações do comércio, que passam a incluir o Valentine’s Day.
Valentine’s Day ganha mais adeptos a cada ano e comércio é beneficiado
Apesar de já ter seu dia de celebrar os namorados e amantes, o Brasil está se tornando cada vez mais adepto das comemorações norte-americanas no mês de fevereiro.
A data está se tornando cada vez mais importante para o varejo brasileiro, tanto que já faz parte até do calendário de datas comemorativas da Fecomércio/SP, por exemplo.
Não apenas o Fecomércio/SP se mobilizou, mas também outras capitais populares, como forma de aumentar as vendas e proporcionar experiências relacionadas à data.
Isso porque mais brasileiros começaram a procurar sobre o dia e suas comemorações. Segundo o Google Trends, as buscas por Valentine’s Day no Google Brasil dobraram entre 2016 e 2020. Isso demonstra o interesse do consumidor pela data.
Assim, varejistas acreditam que esse costume irá se consolidar no País. Para Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, essa data veio para ficar e se tornará tão importante e tradicional quanto outras datas importadas como Halloween e Black Friday.
A História do Valentine’s Day e de São Valentim
Nos Estados Unidos, o Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, surgiu de uma lenda romântica associada à Idade Média.
Segundo conta a história, o imperador Cláudio II teria proibido o casamento, pois acreditava que os homens eram soldados mais dedicados se fossem solteiros.
Isso causou uma rebelião, liderada por Saint Valentine. Por isso, o dia é associado ao seu nome, o santo padroeiro do amor.
Por que a data do Dia dos Namorados no Brasil é diferente?
Enquanto isso, o equivalente brasileiro ao Valentine’s Day é uma data diferente unicamente por motivos comerciais.
O Dia dos Namorados foi criado como uma tentativa de aumentar as vendas nessa época do ano, pois o comércio sofria com uma queda brusca. E como as datas comemorativas tinham melhores resultados, João Dória, pai do político e ex-governador de São Paulo, estabeleceu a data comemorativa.
Além de se inspirar no sucesso de vendas do Valentine’s Day, nos Estados Unidos, também uniu a data a 13 de julho, dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
No entanto, pelo costume, o Brasil adotou o dia 14 de fevereiro como Dia do Amor, com sentido semelhante à lenda do Dia de São Valentim.
Por que comemorar o Valentine’s Day?
No Brasil, o Valentine’s Day é uma data que movimenta o comércio físico e online, e, por isso, está recebendo incentivo e atraindo a atenção do mercado.
E uma vez que já está inserido no calendário de datas comemorativas de diversas organizações, como a Fecomércio/SP, existirão mais investimentos para ajudar nas celebrações, como produtos e serviços para a data.
Por isso, vale a pena acompanhar o Valentine’s Day e celebrar o dia do amor, como forma de reconhecer as pessoas queridas ou apenas aproveitar as promoções da época.