18.5 C
São Paulo
Domingo, 24 Novembro, 2024

4 projetos de preservação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Deve Ler

Conheça 4 projetos de preservação da Lagoa Rodrigo de Freitas

Localizada em um ponto privilegiado do Rio de Janeiro, entre as praias de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos símbolos da capital carioca. 

Em seu entorno, a população da cidade e turistas se reúnem para a prática de várias atividades. Dentre elas, podemos destacar os piqueniques, passeios em família, corridas e os esportes náuticos.

Cercada de natureza e próximo ao Jardim Botânico, essa lagoa já faz parte da vida de todo mundo que passa pelo Rio.

No entanto, a urbanização intensa dos últimos 100 anos e o despejo de esgoto e resíduos sólidos são empecilhos para a conservação de todo o bioma do local. Ao mesmo tempo, já surgiram e ainda surgem iniciativas para fazer a preservação ambiental do local.

Quer saber como elas funcionam? Então, continue a leitura e descubra de que modo esse ponto turístico pode ficar mais limpo.

Concessionária Águas do Rio

A empresa Águas do Rio, concessionária da Aegea, é líder nacional quando o assunto é saneamento básico no setor privado. Segundo o site da empresa, ela atende mais de 21 milhões de pessoas espalhadas por 153 municípios pelo Brasil.

Ademais, está presente em 27 cidades do estado do Rio de Janeiro, sendo que possui atuação importante na capital fluminense.

Além de levar saneamento básico para muitos locais, a Águas do Rio conta, também, com uma política de sustentabilidade muito forte. Em síntese, essa política possui três pilares: econômico, ambiental e social.

Juntos, eles são responsáveis por mostrar como a empresa busca atuar de forma presente nas comunidades impactadas por seus serviços.

Para contribuir para a preservação ambiental, a concessionária investe em iniciativas junto ao poder público. Um exemplo disso é o projeto lançado em outubro de 2021 em conjunto com a Manglares Consultoria Ambiental, a prefeitura do Rio e o governo estadual para conservação da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Esse projeto tem por objetivo manter vivo o mangue da lagoa, numa área de 7 mil m². Para que isso seja possível, a empresa faz um trabalho de preservação e cuidado em tempo integral, se comprometendo a melhorar o tratamento de esgoto que chega ao local e também com iniciativas como:

  • Plantio de árvores nativas;
  • Educação ambiental;
  • Limpeza das margens;
  • Controle de pragas;
  • Criação de um bioparque público.

UniverCidade 

Mesmo que o projeto da concessionária seja o mais recente, outras iniciativas no passado também já procuraram contribuir para a preservação desse importante cartão postal do Rio. 

Nesse sentido, podemos citar as iniciativas do Centro Universitário Cidade (UniverCidade), que na década de 2000, durante a gestão de Ronald Guimarães Levinsohn, promoveu uma série de projetos no entorno da lagoa.

Dentre eles, podemos citar três que se destacaram:

Projeto Rio dos Macacos: um dos principais afluentes da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Rio dos Macacos desce pela encosta do Corcovado, passa pelo Jardim Botânico e deságua na lagoa. Por ser quase completamente canalizado, o rio é depósito de esgotos e resíduos diversos que comprometem sua conservação. Assim sendo, o projeto da UniverCidade buscou melhorar a qualidade das águas para, com isso, diminuir a poluição da lagoa.

Projeto Manguezário: ao longo do tempo, o espelho d’água da lagoa teve uma redução de cerca de 50% da sua área original. Dessa maneira, iniciativas como o projeto Manguezário buscaram recuperar a área de mangue da orla. Para tal, estudantes de vários cursos do centro de ensino superior (biologia, artes, administração, turismo, entre outros) se uniram ao professor Mário Moscalli com o intuito de monitorar os animais, manter a flora e fazer o controle fitossanitário.

Projeto Trilha da Catacumba: com o bioma integrado à lagoa, o Parque da Catacumba possui uma série de atrativos naturais como o mirante do Sacopã e a Trilha da Catacumba. Esta última, aliás, foi idealizada por Ronald e criada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Fundação Parques e Jardins e a UniverCidade. Com isso, desde 1998, quem visita o parque pode fazer o trajeto de nível fácil e contemplar a natureza preservada do lugar. 

Preservação contínua para manter a lagoa viva

A Lagoa Rodrigo de Freitas faz parte da identidade carioca. Porém, com o crescimento da cidade ao seu redor, fica cada vez mais claro que iniciativas como as da UniverCidade e da Aegea precisam fazer parte da rotina do entorno das águas calmas do local.

Esse ponto turístico, que já foi sede das competições de remo e canoagem durante as Olimpíadas do Rio em 2016, precisa de iniciativas que preservem o ecossistema. Ao mesmo tempo, projetos duradouros também ajudam a manter os cariocas e turistas interessados em usufruir de todas as atividades que podem ser realizadas ali.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias